Pé De Veludo
Deus e o Diabo na ponta do pé

O filme costura fragmentos narrativos de depoimentos reais baseados na lenda popular de Pé de Veludo, figura que tornou-se famosa em Marília, interior de São Paulo, durante as décadas de 1950 e 60.

Rodado em 35mm e revelado de forma artesanal, dando a impressão de “um filme antigo’’. O apelido Pé de Veludo vem do fato de não ser percebido pelos pais das moças que namorava e pelos moradores das casas que furtava. Uma personagem mítica começou a se formar em torno dele que, segundo a lenda, não maltratava suas vítimas e compartilhava o produto de seus roubos com a comunidade pobre. Após sua morte com 21 anos num cerco policial de dois dias e duas noites, tornou-se uma espécie de santo milagreiro no interior paulista. Foi morto por uma bomba de gás cloro em 1964, cujo uso militar já tinha sido proibido após a Segunda Guerra.

O filme circulou pelo Brasil na Mostra do Filme Livre 2018 via CCBBs e foi exibido dia 18/06/2018 no Cine Vila Rica, durante a Mostra Contemporânea do Festival CineOP em Ouro Preto, MG.

CRÉDITOS

Direção
MARCELO COLAIACOVO
e NILSON PRIMITIVO

Elenco
DJIN SGANZERLA
ANDRE WHOONG
FELIPE TORRES
JOE JOE
CARCARAH
BATATA
FOQUINHA
e GRANDE ELENCO

art by Carcarah e Vanessa Deborah